Cloud

3 Mitos sobre DevOps e Cloud Computing que você não pode ignorar

4 de fevereiro de 2020

O tamanho do mercado global de DevOps deve chegar a US$ 12,85 bilhões até 2025. Isso de acordo com um estudo da Grand View Research, prevendo uma taxa de crescimento anual composta de 18,6% durante o período.

O principal motivo para a expansão do mercado inclui a tendência crescente das empresas em automatizar processos de negócios, bem como o aumento da adoção da cloud computing. As pessoas também estão mudando: adotando estruturas ágeis e esperando promover uma melhor colaboração entre as equipes de TI para aumentar a eficiência operacional.

Não tenho certeza de que muitos DevOps aconteçam sem a cloud computing. A capacidade de automatizar o provisionamento e alterar as configurações da plataforma sob demanda levou a práticas e ferramentas de desenvolvimento que podem comprimir a velocidade de implantação para alavancar esses recursos. Assim, os DevOps e a nuvem podem apoiar os negócios na “velocidade conforme a necessidade”.

Apesar dos benefícios, muitas empresas ainda estão limitando o uso de DevOps e cloud computing, geralmente por conta de algumas informações errôneas ou mitos que simplesmente não traduzem a realidade. Deixe-me esclarecer três deles.

Mito 1: para implantar aplicativos na nuvem pública, os DevOps toolchains também precisam operar lá

Este é o mito que eu mais escuto. A realidade é que você certamente pode alavancar ferramentas de DevOps, como ferramentas de integração contínua e ferramentas de teste contínuo, nas nuvens públicas. No entanto, eles geralmente não são os melhores, ou podem não atender aos seus requisitos. A maioria das cadeias de ferramentas de DevOps é uma mistura de ferramentas locais e baseadas na nuvem, e isso funciona perfeitamente usando qualquer nuvem pública como destino de implantação.

Mito 2: Usar a nuvem significa não precisar de DevOps

Devops está mais ligado a pessoas e processos do que a ferramentas e truques. A ideia é remover os impedimentos dos processos existentes e melhorar o tempo em que os aplicativos são construídos ou alterados. Nada sobre o uso da cloud computing substitui o valor dos DevOps. DevOps e computação em nuvem têm uma relação simbiótica, e um sofre sem o outro.

Mito 3: DevOps levam a problemas de segurança na nuvem

Pode – se você permitir que pessoas incompetentes criem e implantem aplicativos sem os processos e ferramentas de teste e os mecanismos de segurança adequados. O uso de DevOps com cargas de trabalho, implementadas ou não em nuvens públicas, deve melhorar a segurança. Os testes de DevOps devem incluir testes de segurança. Além disso, geralmente os serviços de segurança em nuvens públicas são muito melhores do que os locais.

Fonte: https://cio.com.br/3-mitos-sobre-devops-e-cloud-computing-que-voce-nao-pode-ignorar/

Acesse esse link e saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *