segurança

FIRMA DE ADVOGADOS É VÍTIMA DE ATAQUE INFORMÁTICO GRAVE

11 de março de 2020

A firma gigante de advogados Epiq Global foi recentemente vítima de um ataque informático, mais especificamente de ransomware. Este género de software nocivo consegue “raptar” computadores e extorquir as vítimas com dinheiro, em troca da recuperação dos dados.

Tal foi a gravidade do ataque que a Epiq Global colocou de imediato todos os seus sistemas em modo offline, desligados da internet e redes. Assim sendo, os serviços online da firma estão completamente indisponíveis, enquanto é feita uma investigação, através de uma empresa de terceiros contratada pela Epiq.

Contudo, visitantes o site apenas irão ver uma mensagem de manutenção. É óbvio que a Epiq não quer exatamente publicitar o ataque que sofreram, por uma questão de tentar preservar algum sigilo sobre o assunto, apesar de ser conhecimento público.

Funcionários foram proibidos de se ligar à internet

De acordo com uma testemunha do ataque, o ataque de ransomware afetou vários computadores, distribuídos pela rede de 80 escritórios da Epiq espalhados pelo mundo inteiro. Adicionalmente, foi dito aos funcionários da empresa para não se ligarem a redes Wi-Fi nos escritórios.

De forma a prevenir que o software nocivo se espalhasse ainda mais, os funcionários foram “barrados” à entrada dos escritórios, onde tinham de desligar todos os equipamentos elétronicos como telemóveis e computadores portáteis.

Ataque pode ter sido facilitado por computadores desatualizados

A testemunha anónima que falou com o Tech Crunch avança que a maioria dos computadores nos escritórios da Epiq correm versões mais antigas do Windows. Considerando que a Microsoft terminou recentemente o suporte técnico para Windows 7, por exemplo, esta pode ter sido um fator contribuinte para o ataque.

Fonte: https://sigilo.org.br/firma-de-advogados-e-vitima-de-ataque-informatico-grave/

Conheça nossas soluções, acesse o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *