Cloud

Google deve lucrar mais com a nuvem do que com propaganda até 2020

16 de dezembro de 2019

Urs Hölze, chefe da divisão de desenvolvimento da Plataforma em Nuvem da Google, acredita que nos próximos cinco anos a companhia obterá mais receita através de negócios relacionados com a computação em nuvem do que com publicidade. Ele falou sobre o assunto durante sua palestra na conferência Structure, que aconteceu nesta semana em São Francisco, na Califórnia (EUA).

Caso a previsão do executivo se prove correta, isso significará uma grande mudança no modelo de negócios da empresa, que em 2014 teve 89% de sua receita gerados a partir das propagandas veiculadas em sua ferramenta de buscas. Além disso, a gigante de Mountain View ainda teria que disputar terreno com Amazon Web Services e Microsoft Azure, serviços que já estão investindo pesado nesse segmento de mercado e que já possuem uma boa dianteira em relação à Google nessa área.

Durante sua apresentação, Hölze disse que, apesar de a companhia estar claramente começando depois de seus concorrentes, há espaço para mais um nome nessa briga, e o que não falta é espaço para crescimento. O ritmo de crescimento da nuvem da Google é provavelmente o melhor da indústria, e existem vários clientes empresariais muito felizes com isso.

Ele acredita que essa mudança acontecerá de forma parecida com a ascensão dos smartphones, quando o primeiro iPhone “inaugurou” esse segmento em 2007, mas em pouco tempo o Android se tornou líder absoluto do mercado, posição que ainda é mantida. Hölze espera que, no mercado de negócios através da nuvem, a Google seja o Android, de acordo com a analogia, e acredita que os próximos cinco anos nesse ramo trarão uma evolução muito maior do que os cinco últimos.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/89660-google-deve-lucrar-nuvem-com-propaganda-2020.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *