segurança serviços TI

Futuro da TI remota: principais lições aprendidas com a nova era home office

29 de outubro de 2020

Covid-19 tornou a equipe de TI que trabalhava em casa uma necessidade. A prática agora deve ser vista como novo caminho para aumentar a produtividade

Depois de mais de sete meses lidando com os desafios da Covid-19, os líderes de TI estão começando a entender o que funciona – e o que não funciona – quando se trata de gerenciar suas equipes remotas.

Nesse estágio, apenas uma coisa parece certa: as operações de TI nunca mais voltarão à forma como eram antes da pandemia. “Não acho que jamais iremos voltar ao modelo pré-pandêmico”, disse Nicola Morini Bianzino, CTO global da empresa de serviços profissionais EY. “Este evento validou que um padrão de trabalho distribuído pode impulsionar o engajamento produtivo”.

Doug Schmitt, Presidente da Dell Technologies Services, concorda que a TI remota veio para ficar. “O trabalho é um resultado, não um local físico”, afirma. “Habilitar um programa de local de trabalho remoto pode ser um componente estratégico da cultura e das operações de uma empresa”.

Esses sentimentos também são confirmados em pesquisas recentes. Em sua pesquisa CIO Pandemic Business Impact, realizada em agosto, o IDG descobriu que 70% dos líderes de TI acreditam que o turno de trabalho em casa (WFH, da sigla Work From Home) criou uma visão mais positiva do trabalho remoto e provavelmente impactará seus planos de talentos no futuro. Aqui, damos uma olhada em algumas das principais lições aprendidas até agora com o impulso da pandemia para o trabalho remoto.

Bem-vindo ao novo normal

O trabalho remoto de TI deve ser visto como uma tendência de longo prazo e um componente integrante da experiência geral no local de trabalho, diz Sijia Wang, Sócia-Gerente da empresa de consultoria de tecnologia SiFr. “Os trabalhadores modernos querem liberdade no trabalho que realizam”, observa ela. “Eles querem controlar onde trabalham, quando trabalham e como trabalham”. Como resultado, as organizações que apoiam e incentivam o trabalho remoto de TI terão maior probabilidade de atrair os melhores talentos de TI, prevê Wang.

A maioria das organizações de TI são consideradas centros de custo. A dispersão da equipe de TI promete alterar esse conceito. “A TI remota oferece uma grande oportunidade de contratar pessoas talentosas em mercados menos caros e, assim, reduzir os custos com folha de pagamento”, observa Ryan Pugatch, Vice-Presidente de tecnologia estratégica da editora Hachette Book Group. “Também argumentarei que as empresas que desenvolverem essa capacidade primeiro terão uma vantagem em relação aos concorrentes”.

Ferramentas

Apesar de algum ceticismo inicial, a colaboração remota de TI e as ferramentas de produtividade geralmente provaram seu valor nos últimos meses. “Os sistemas de colaboração são eficazes”, afirma David Linthicum, Diretor de Estratégia de Nuvem da Deloitte Consulting. “Prefiro aproveitar essas [tecnologias] em vez de videochamadas constantes, em que todos precisam prestar atenção na reunião e não no trabalho que estão realizando”, diz ele. “A estratégia deve ser comunicar eletronicamente o máximo possível”.

Pugatch observa que é importante ter um conjunto de ferramentas de colaboração que se integre diretamente aos fluxos de trabalho. “Se você tem ferramentas como ServiceNow, Jira, GitHub, Slack/MS Teams e assim por diante, certifique-se de que eles possam se comunicar – será um grande benefício para a produtividade”, ele aconselha.

Os conjuntos de ferramentas de colaboração devem ser usados por todas as partes relevantes, incluindo equipe remota e líderes de TI. “Se os gerentes estão usando ativamente as mesmas ferramentas, eles devem ser capazes de sentir como as ferramentas estão funcionando”, diz Pugatch. Ele também sugere pesquisar periodicamente os membros da equipe para saber suas opiniões sobre o desempenho dos conjuntos de ferramentas e como eles podem ser usados com mais eficácia. “Qualquer maneira de desenvolver uma medida quantitativa de como as ferramentas estão ajudando as pessoas o ajudará muito a entender se você está fazendo um bom progresso”, explica Pugatch.

Manter a produtividade

O medo de manter a produtividade da equipe de TI em um ambiente de trabalho em casa não se concretizou até agora. “Na EY, realmente vimos um aumento na produtividade de TI, já que tivemos que mudar a força de trabalho para um paradigma de trabalho em casa”, diz Bianzino. Ele observa que menos tempo gasto indo e voltando do trabalho, menos distrações no escritório e a capacidade de se conectar com qualquer pessoa, em qualquer lugar, são alguns dos fatores que ajudam a manter a produtividade de TI nos níveis do local de trabalho ou acima dele.

Linthicum acredita que as empresas e a TI se beneficiam mutuamente quando os funcionários podem trabalhar em casa. “Aumenta a retenção e a satisfação dos funcionários; reduz as despesas gerais por funcionário a quase zero”, afirma. “Não vemos a maioria das empresas voltando ao escritório para cargos que se prestam a trabalhar em casa – as vantagens são muito atraentes”.

Um elemento de trabalho no escritório que é virtualmente impossível de replicar em um ambiente remoto, mesmo com a ajuda das ferramentas de colaboração mais sofisticadas, é a interação social casual que ocorre rotineiramente entre os membros da equipe. Esses trabalhadores podem ter razão. Agora é amplamente conhecido que a ociosidade ocasional no local de trabalho pode, na verdade, acelerar a produtividade. “Com uma equipe de TI remota, você perde a conversa nos corredores”, diz Pugatch. “Muitos problemas são resolvidos por meio de comunicação informal”.

Outro desafio que os líderes de TI enfrentam é garantir que o pessoal remoto possa adquirir habilidades novas ou aprimoradas da mesma forma que costumavam fazer no escritório, trabalhando em estreita colaboração com os colegas seniores sentados ao lado deles. Resolver esse problema pode exigir a oferta aos membros da equipe de alguma forma de treinamento interativo on-line.

Também é necessário ajudar os funcionários remotos a se sentirem como uma equipe unificada, em vez de uma coleção de lobos solitários. “As organizações devem desenvolver maneiras de manter os funcionários integrados à empresa”, diz Greg Bentham, Vice-Presidente da empresa de consultoria em tecnologia Capgemini. As soluções potenciais para esse problema incluem atualizações por e-mail, grupos organizados de mídia social, reuniões de equipe hospedadas em ambientes de realidade virtual e, eventualmente, visitas regulares no local.

No entanto, Bianzino continua preocupado com o impacto que o isolamento social de longo prazo pode ter sobre os trabalhadores remotos, principalmente os mais jovens. “Com base no que vimos até agora, a produtividade é boa e talvez devêssemos nos preocupar mais com o engajamento geral e os impactos culturais”, observa.

Garantir que os funcionários remotos fiquem satisfeitos com suas tarefas domésticas e equilibrar efetivamente as responsabilidades pessoais e profissionais está se configurando como uma nova responsabilidade importante para os líderes de TI. “Em muitos casos, alguns que trabalham em casa não conseguem parar o trabalho mentalmente”, observa Linthicum. “Isso se torna um problema em suas vidas pessoais”. Ele aconselha oferecer aos trabalhadores remotos estressados acesso rápido a aconselhamento e outros serviços de apoio sempre que solicitado.

Em última análise, para um número significativo de pessoas, a casa nunca pode ser transformada em um ambiente de trabalho adequado. “Os funcionários podem ser distraídos por crianças interrompendo, um cônjuge que não respeita o horário de trabalho ou outras questões”, diz Linthicum. “Deve haver opções para esses funcionários trabalharem em escritórios em circunstâncias legais e seguras, talvez aluguel de escritórios temporários perto de casa”.

Confira a matéria completa:

Futuro da TI remota: principais lições aprendidas com a nova era home office

Clique aqui e conheça nossas soluções em TI.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *