Sem categoria

Entenda o que é firewall e quais as suas funções

10 de agosto de 2021

Este artigo vai tratar de mais um daqueles conceitos muito comuns na área de TI e sobre o qual todo mundo já ouviu falar mas pouca gente sabe do que realmente se trata. Você sabe o que é firewall?

Quando o assunto é segurança digital, o firewall é considerado uma das ferramentas mais importantes para a proteção de dados.

E a proteção de dados é um dos assuntos mais importantes na atualidade, devido ao surgimento de muitas aplicações todos os dias e dos muitos dispositivos conectados a elas.

Nesse contexto, o número de cibercriminosos também cresce e as formas como eles atacam variam, tornando-se cada vez mais elaboradas.

O firewall é um dos responsáveis por contra-atacar essas tentativas de interceptação dos dados nas empresas.

Nos próximos tópicos, você vai entender o que é firewall, sua função, sua importância, seus benefícios e os riscos que você corre ao não utilizá-lo.

Além disso, vamos falar sobre os tipos de firewall, a diferença entre firewall tradicional e firewall gerenciado e como escolher o melhor firewall para a sua empresa.

Ou seja, além de saber o que é firewall, este artigo vai esclarecer outras dúvidas recorrentes sobre o assunto. E é por isso que você deve ficar atento a cada tópico.

O que é firewall?

Você sabe definir em poucas palavras o que é firewall? O conceito não é complicado: trata-se de um software que bloqueia o acesso não autorizado a uma rede privada.

No mundo concreto, a expressão “firewall”, traduzida como “parede de fogo”, corresponde a uma divisória projetada para impedir que o fogo se propague em prédios antes da chegada dos bombeiros.

Mas voltando ao entendimento sobre o que é firewall no mundo virtual, ele existe desde a década de 1980 e pode ser usado para melhorar a segurança dos dispositivos conectados a uma rede.

É claro que ao longo dos anos os softwares de firewall foram sendo aprimorados, até mesmo porque precisam impedir as investidas cada vez mais especializadas dos cibercriminosos.

Ao contrário do que ocorre no mundo concreto, ao invés de impedir que o “fogo” se alastre, o firewall interdita a entrada do “fogo” vindo de fora da rede.

Nesse caso, o fogo corresponde aos ataques cibernéticos. Daí a relevância que o firewall tem quando falamos em segurança da informação.

O firewall não é o único responsável pela segurança das redes, mas é um integrante imprescindível dentro de uma estrutura de defesa que toda empresa deve ter.

Na prática, o programa firewall separa o equipamento da internet por meio de uma “parede de código”, que analisa os usuários da rede enquanto eles se aproximam dela.

Essa análise define se os usuários poderão ultrapassar a parede.

Por que o firewall é tão importante?

Ao compreender o que é firewall, você já deve ter notado como ele é importante para manter a segurança da rede da sua empresa.

Mas, para ficar ainda mais claro, vamos apresentar outra metáfora para o firewall no mundo exterior: ele é o responsável pelo trancamento das portas e janelas da sua casa, que corresponde à sua rede.

Portanto, não utilizar o firewall corresponde a manter abertas as portas e janelas da sua casa, deixando-a sujeita a todos os tipos de invasores.

O perigo é enorme porque sua casa (rede) fica em uma cidade grande (internet) e cheia de criminosos (cibercriminosos).

Quais são os tipos de firewall?

Agora que você já sabe o que é firewall e conhece a sua importância, podemos falar sobre os tipos de firewall. Veja abaixo as quatro possíveis classificações.

  • Firewall de proxy: atua como intermediário entre a rede interna e uma outra rede, impedindo a comunicação direta entre a origem e o destino e permitindo uma análise do fluxo de pacotes;
  • Firewall de inspeção de estado: bloqueia ou permite o acesso de acordo com o estado, a porta e o protocolo, monitorando todas as atividades, do início ao fechamento da conexão;
  • UTM: é o firewall de gerenciamento unificado de ameaças que une as funções do firewall de inspeção de estado com as prevenções contra ameaças, como os vírus;
  • NGFW: é chamado de firewall de próxima geração, ele consegue bloquear ameaças mais modernas como vírus avançados e ataques à camada de aplicação.

Quais são os benefícios de usar o firewall?

Veja abaixo quais são as principais vantagens da utilização de um firewall para a proteção da sua rede e, consequentemente, dos dados da sua empresa.

  • Manutenção da integridade dos dados;
  • Conectividade em tempo integral;
  • Melhoria na produtividade dos colaboradores da empresa com o bloqueio de sites que podem desviar sua atenção do trabalho;
  • Maior controle do acesso às informações;
  • Manutenção da integridade da rede;
  • Proteção contra malwares.

Quais são os riscos de não usar o firewall?

Se você entendeu o que é firewall e ainda acha que não precisa dele, veja abaixo alguns dos riscos que sua empresa corre caso opte por não utilizá-lo.

  • Comprometimento dos dados;
  • Sujeição aos ataques dos cibercriminosos;
  • Comprometimento da integridade da rede;
  • Diminuição da produtividade, quando os colaboradores acessam, por exemplo, as redes sociais;
  • Descontrole da autorização de acesso às informações.

Qual é a diferença entre firewall tradicional e firewall gerenciado?

Podemos dizer que o firewall gerenciado é mais robusto e, portanto, mais adequado para os negócios.

O firewall tradicional pode contar com um sistema de Prevenção à Intrusão (IPS) ou um Sistema de Detecção de Intrusão (IDS).

Já o firewall gerenciado integra esses dois sistemas, enquanto o tradicional os utiliza em um aparelho separado.

Na verdade, a funcionalidade é a mesma, contudo o desempenho e a acessibilidade dos dados são superiores no firewall gerenciado.

Ele também faz uma inspeção bem mais aprofundada, coletando informações e prevenindo invasões.

Por fim, cabe dizer que o firewall gerenciado também faz o reconhecimento de usuários para liberá-los ou bloqueá-los, por exemplo.

A versão gerenciada do firewall é fornecida por empresas especializadas, que administram a ferramenta e garantem que ela esteja sempre em pleno funcionamento.

Dessa forma, ao contratar uma dessas empresas, você não precisa investir em equipamentos e também não precisa formar uma equipe interna para administrar o firewall.

Como escolher o melhor firewall?

Antes de escolher o firewall que será utilizado na sua empresa, é preciso pensar na realidade interna e nas necessidades da mesma.

Pode ser que sua empresa tenha demandas específicas que vão determinar a definição do firewall, mas, de modo geral, recomendamos que você siga os seguintes passos:

  • Procure informações sobre a empresa desenvolvedora: pesquise o histórico da empresa, veja o que seus clientes dizem sobre ela e se ela conta com reclamações no Procon ou no Reclame Aqui. Além disso, tenha certeza de que ela oferece suporte técnico;
  • Saiba se a necessidade é de um firewall de hardware ou de software: se os seus colaboradores utilizam desktops para trabalhar, a recomendação é o firewall de hardware, mas se utilizam notebooks ou outros dispositivos, o ideal é o firewall de software. Utilizar as duas opções também é uma boa ideia;
  • Escolha o tipo de firewall mais adequado: veja qual entre os quatro tipos de firewall disponíveis é mais adequado para o perfil da sua empresa. O software deve ter uma capacidade de transferência de dados que corresponda à sua demanda.

Fonte: https://blog.hosts.green/o-que-e-firewall/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *