segurança serviços TI

STJ diz que sistema de informática do tribunal foi alvo de ataque hacker e pede investigação da PF

4 de novembro de 2020

Técnicos verificaram indisponibilidade do sistema nesta terça (3). Eles afirmaram ter encontrado arquivo que pode ser vírus. Presidente do STJ decidiu suspender sessões temporariamente.

Superior Tribunal de Justiça disse nesta quarta-feira (4) que o sistema de informática da Corte foi alvo de um ataque hacker na terça (3) e pediu investigação da Polícia Federal.

Em nota, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, informou que todas as sessões de julgamentos foram suspensas até que a área técnica consiga restabelecer a segurança no sistema.

“O Superior Tribunal de Justiça (STJ) comunica que a rede de tecnologia da informação do tribunal sofreu um ataque hacker, nessa terça-feira (3), durante o período da tarde, quando aconteciam as sessões de julgamento dos colegiados das seis turmas. A presidência do tribunal já acionou a Polícia Federal para a investigação do ataque cibernético”, escreveu Martins.

O ministro disse ainda que, por “precaução”, os prazos de processos foram adiados até a próxima segunda (9). Pedidos urgentes, como habeas corpus, serão julgados exclusivamente pela presidência da Corte também até segunda.

A área técnica do STJ determinou a ministros, servidores e estagiários que não acessem computadores ligados à rede do tribunal.

De acordo com relatório obtido pela TV Globo, os técnicos inicialmente verificaram uma falha no sistema interno de proteção da rede. Depois, viram que o erro ocorria no acesso ao ambiente virtual onde estão hospedados quase todos os sistemas do STJ.

No início da noite da terça, a equipe técnica relatou que listou indícios de uma invasão no sistema e que foi detectado um arquivo com características de vírus.

O texto informa ainda que logo após a descoberta foram identificadas novas tentativas de ataque.

“Ordenou-se que fossem derrubados os links de acesso à internet do STJ e o bloqueio de todas as contas de usuário que haviam acessado a rede nas últimas 24 horas”, informou o documento.

Por causa da pandemia, as sessões no STJ têm sido realizadas virtualmente. Entre as que foram suspensas ou interrompidas por causa do suposto ataque hacker, está a que analisaria um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá (SP), na Quinta Turma.

Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/11/04/stj-aciona-pf-para-apurar-possivel-ataque-de-hackers-ao-sistema-do-tribunal.ghtml

Clique aqui e conheça nossas soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *